rastreador carga caminhaoTodo gestor de empresa que trabalha com transporte de cargas deve levar em consideração alguns cuidados na hora de carregar um caminhão. Se a distribuição da carga for feita erroneamente, os pneus podem sofrer desgaste e o eixo do veículo pode ficar sobrecarregado.

Por isso, é importante lembrar que, se os pneus tiverem algum problema, além de poder acontecer um imprevisto na viagem, o consumo de combustível e o desgaste das peças serão muito maiores do que o normal.

Para que nada disso ocorra, você pode contar com uma tecnologia de monitoramento de pneus como o Cyberfleet

Com o Cyberfleet você consegue ter mais controle sobre o que está acontecendo com os pneus de sua frota e pode reduzir custos de manutenção, além de aumentar a segurança e a eficiência da frota.

Distribuição da carga

A carga sempre deve ser distribuída de forma equilibrada na boleia de todos os caminhões, para que nenhum lado fique com mais peso do que o outro. Fazer isso é uma forma de proteger as peças dos veículos contra desgastes desnecessários.

Prestando atenção nesses pontos, você também garante uma viagem mais econômica e segurança. E isso não vale só para caminhões que estão transportando a carga máxima, mas também para os carregamentos que forem leves.

A má distribuição da carga pode afetar uma série de partes dos veículos, o que pode levar os caminhões a terem que passar por mais revisões do que o esperado. Uma distribuição errada do peso pode afetar os seguintes componentes:

  • Pneus.
  • Freios.
  • Eixos.
  • Molas.
  • Amortecedores.

Além disso, é importante se lembrar de sempre prender bem toda a carga transportada, de modo que tudo fique no lugar certo durante toda a viagem. Uma das melhores formas de proteger o seu carregamento é planejar a amarração.

Cada carregamento tem características diferentes. Desse modo, é necessário que sejam levadas em consideração as peculiaridades de cada carga para que cada tipo de material seja acomodado de forma ideal.

Monitore a condição dos pneus

Cuidados com a distribuição da carga nos veículos são essenciais para ter mais eficiência e economia na gestão das frotas. Além de afetar outros componentes do caminhão, uma carga mal alocada tende a interferir no bom funcionamento dos pneus, que precisam ser monitorados de perto.

Tecnologias como o Cyberfleet podem ser mão na roda na hora de fazer a gestão dos pneus. Com o sistema você tem controle, pelo seu celular ou computador, de tudo que acontece com o pneu.

Assim, você faz um controle mais dinâmico da sua frota e consegue e economizar nos custos de manutenção, além de poder agir se algum componente estiver mostrando sinais de alteração no funcionamento.

Cyberfleet é uma tecnologia lançada em conjunto com a Pirelli. Ele é um serviço inovador de monitoramento que permite acompanhar online e a distância todos os indicadores de como está a performance dos pneus da sua frota.

O sistema consegue monitorar a pressão, a temperatura e a presença dos pneus, emitindo alertas em caso de falhas nos parâmetros de operação considerados normais.

O uso do Cyberfleet pode melhorar a performance dos caminhões, tornando-os mais produtivos, econômicos e seguros. A tecnologia ajuda na melhoria do desempenho dos veículos nos seguintes pontos:

  • Redução do consumo de combustível.
  • Aumento da durabilidade dos pneus.
  • Otimização do tempo de manutenção.
  • Garantia da segurança patrimonial e operacional.

fonte: autotrac

 

 

logo


Rua Frei Paulo, 663 - Suissa - CEP.49052-270 - Aracaju/SE.
Fone: (79) 3214-1425 / 3211-4597 / 99153-0202
E-mail: adm@flana.com.br